Curiosidades

Apliquée

Mais conhecida como “aplicação”, internacionalmente como “apliquée” e agora como “patchcolagem”, essa técnica consiste em aplicar um tecido sobre outro tecido colando com termocolante (conhecido também como papel cola) diretamente na peça a ser feita, finaliza-se com ponto caseado ou outra decoração.

Quilt

A palavra quilt provém do latim culcita, uma espécie de colchão ou almofadão preenchido com algo macio e quente. Quilting, que significa acolchoamento, e Patchwork são parceiros no mundo do artesanato, e têm estado juntos por milhares de anos.

As razões para se fazer um quilt são diversas: eles podem ser simplesmente algo para manter as pessoas quentes; eles podem ser cópias de velhos quilts, celebrando o passado; eles podem brincar com padrões e texturas de tecidos por puro prazer, pelo exercício e pela beleza do resultado.

Poá

Poá é um padrão de bolas espaçadas de maneira uniforme, estampado sobre algodão, linho, seda, voile e tecidos de fibra mista, muito usado para trajes de verão desde a segunda metade do século XX.
 
Patchwork

A tradução literal de patchwork é "trabalho com retalhos". É uma técnica que une pequenos retalhos de vários tipos, com cores e estampagens contrastantes, com uma infinidade de formatos variados.